06 maio Quanto custa manter uma loja virtual
A manutenção de um e-commerce tem custos que variam de acordo com o tamanho do projeto. Pequenas e médias lojas virtuais terão gastos diferentes de uma grande para manter a operação funcionando perfeitamente, portanto o mais importante é saber quais itens são essenciais para isso, já que o custo vai variar de acordo com a necessidade de cada empresa.
Além dos custos normais de qualquer negócio, como energia elétrica, água, telefone, Internet, aluguel de espaço (se for preciso para estoque e setor administrativo), matéria-prima e salário de equipe (caso tenha), um e-commerce tem alguns custos anuais e mensais que você deve se planejar para pagar. Vou comentar os principais deles.
Domínio
O domínio é o endereço eletrônico do seu site. Ele precisa ser comprado e renovado anualmente, sendo um dos custos fixos que o seu e-commerce terá. No Registro.br, o valor para a compra ou renovação de um domínio custa R$30,00 por ano, podendo ser pago por até 10 anos de uma só vez e com desconto no valor total.
Hospedagem
O servidor de hospedagem é onde a sua plataforma de e-commerce estará para que consiga ser acessada pelos seus clientes através da Internet. É um espaço virtual dentro de máquinas que são mantidas por empresas especializadas nesse serviço, os provedores de hospedagem, e que você precisa alugar para manter a sua loja virtual. O custo vai variar muito de acordo com o tamanho do seu e-commerce (quantidade de produtos cadastrados, quantidade de acessos simultâneos, plataforma, etc), com o tipo de hospedagem ideal para a sua loja virtual e com a empresa escolhida. O custo mensal varia de R$ 200,00 para as soluções mais simples até estruturas mais complexas que podem ultrapassar R$ 10 mil mensais. Algumas empresas negociam o pagamento anual com desconto no valor total.
Manutenção da plataforma
Todo sistema web precisa de manutenção e uma plataforma de e-commerce não é diferente. A tecnologia avança, são feitas modificações e a sua loja virtual precisará passar por manutenções periódicas para que esteja sempre funcionando perfeitamente e garantindo a segurança da sua empresa e dos seus clientes. O custo dessa manutenção vai variar bastante de acordo com a plataforma que você utiliza e com o fornecedor que você contratar para essa finalidade. Agências digitais costumam ter um serviço mais completo, porém com custo mais alto do que contratar um desenvolvedor freelancer, por exemplo. Tudo vai depender do tamanho da sua operação de e-commerce e do quanto você pode investir, mas esse custo mensal é indispensável para a segurança da sua loja virtual.
Aluguel de loja virtual pronta
Caso você use uma plataforma de e-commerce alugada, seus custos mensais serão um pouco diferentes. Será preciso pagar um valor mensal para utilizar a plataforma, mas não será preciso pagar um servidor de hospedagem, pois já está incluído no valor do aluguel. Já o custo com domínio, apesar de altamente recomendado, se torna opcional, uma vez que as plataformas alugadas fornecem um endereço eletrônico como subdomínio do endereço delas.
Softwares acessórios
Os softwares acessórios servem para melhorar a gestão de um e-commerce, aumentar a segurança da plataforma de e-commerce e muitas outras finalidades. Apesar de não serem obrigatórios para a loja funcionar, eles são importantíssimos em alguns casos. Um certificado de segurança, um sistema antifraude ou um gateway de pagamento, por exemplo, garantem que as transações sejam feitas de forma segura para a sua loja virtual e para o cliente. Os custos variam muito de um tipo de software para outro, podendo ter custos anuais, mensais ou por venda, sendo mais difícil estimar um valor.
Marketing digital
Os custos com marketing digital também variam muito de acordo com o tamanho da operação de e-commerce e com o valor que o empreendedor tem para investir. Graças à evolução das ferramentas e técnicas, é possível encontrar soluções para divulgar o seu e-commerce de diversas faixas de valor, existindo até mesmo opções gratuitas. Porém é importante acrescentar que o ideal é investir de 70 a 80% da verba inicial em marketing digital para atrair seus primeiros visitantes e convertê-los em clientes.
Esses seis pontos são os principais custos que você terá na manutenção de uma loja virtual. Planeje-se sempre para adequar os preços de venda dos seus e-produtos de forma que você consiga pagar todas essas despesas e obter lucro no final do mês.
Fonte: www.bleez.com.br
No Comments